Depois que perdeu três irmãos menores por doenças infectocontagiosas, o último um menininho de cinco anos, por meningite tuberculosa em Campos do Jordão, o jovem Yoshihiro, filho mais velho de uma família de oito crianças, tomou a resolução de se tornar médico pediatra. Esse sonho, apenas um de seus tantos múltiplos talentos potenciais, levou muitos anos a se realizar.
Terminado o Ensino Médio, mudou-se para São Paulo, deixando seus irmãos em Campos do Jordão, para trabalhar, estudar e tentar alcançar a sua meta. Autodidata, pois não tinha condições de pagar um cursinho e trabalhando numa gráfica, tentou por 3 anos consecutivos e não conseguiu.
Mergulhou no trabalho, conseguiu montar a sua própria gráfica e passou a atender a produção de apostilas do curso preparatório Nove de Julho, do professor Geraldo Camargo de Carvalho.
Nesse ambiente, Yoshihiro, já próximo dos 30 anos de idade, contou com a ajuda camarada de muitos professores da casa que lhe deram amplo acesso ao material do cursinho e chegaram a ajudá-lo pessoalmente a estudar para o vestibular, dando-lhe aulas particulares gratuitas! Dessa vez seu esforço foi recompensado, mas Yoshihiro contava que não chegou a conseguir ler seu nome na lista de aprovados afixada no Nove de Julho: sentiu-se carregado pelos seus colegas e só viu o teto chegando cada vez mais perto!
A parceria de minha mãe Elisa, professora de Matemática no Colégio São Paulo, foi fundamental para viabilizar economicamente a jornada de Yoshihiro na Faculdade de Medicina da USP.
Muita gratidão a todos os que acreditaram no potencial desse jovem tenaz para que chegasse à 52ª turma da FMUSP e, também, aos colegas queridos desse grupo, que acolheram esse calouro sênior, com idade para ser pai de todos, extremamente focado, recém-casado, pescador entusiasmado, mesa-tenista campeão, amante da Música, do Cinema, artesão em madeira de réplicas de espadas de samurais, pé-de-valsa, fabricante de raquetes de tênis de mesa, desenhista, calígrafo… e já com a sua primeira filhinha, eu, Salette Akemi Iriya.
12 comments
Leave a reply Cancelar resposta
-
SOPA DE OSSO, por Pedro Takanori Sakane
30 de agosto de 2018 -
BENDITO PÊNIS por Bonno Van Bell
4 de novembro de 2019 -
“Ratos do Porão” Domingos Lalaina Junior
1 de abril de 2018
GRATIDÃO NIPÔNICA X NEGÓCIO BOM… MAS SUSPEITO por Flavio Soares de Camargo
7 de agosto de 2024Boanerges de Souza Massa, o “RETORNO” – por Eduardo Berger
24 de janeiro de 2024
Maravilhoso relato de superação! Além de médico, excelente desenhista.
Ficará gravado em nossa memória!
Maravilhoso seu artigo do nosso querido Dr. Yoshihiro, Pai, marido, amigo, médico dedicado, mestre, artista, espadachim, mesa tenista e tantos outros atributos ou simplesmente Yoshihiro, nosso querido amigo!! Linda homenagem, Akemi!
Tão quieto e tão proativo! UM VERDADEIRO MINEIRO , FALAVa POUCO MAS FEZ MUITO !
Belíssima homenagem!! Vc foi uma filha maravilhosa para ele, de onde ele está deve estar muito orgulho de vcs
Fiquei muito triste de só conhecer a bela historia do Yoshi depois de quase 60 anos. Um grande e dignificante exemplo do velho ditado, “Querer é Poder”.
Exemplo de vida de um Sr admirável! Tive o privilégio de conhecer e conviver
Adorável, é como posso defini-lo. Meu contato com ele foi em idade avançada. Passava algumas manhãs com ele, brincando colocava música, rock e o fazia dançar. Fingia que era um peixe para ele pescar, e ele acompanhava bem as brincadeiras. Me ocorre que encontrou a fórmula da felicidade: aceitar o que a vida lhe trazia, no momento em que trazia. Lembrar-me dele faz aflorar um sorriso nos lábios.
Tinha conhecimento de algumas habilidades do Dr Yoshihiro , mas não sabia que eram tantas.
Um exemplo de vida, de luta e superação
Sempre teve minha admiração e agora ainda mais. Belíssima homenagem !!
A perda do “Silvio”, como o chamávamos, trouxe à tona lindas lembranças… “de coisas que nem sabíamos”, como frisou meu Mano Décio Kerr Oliveira. Já se disse que, “mesmo em desgraças, pode-se encontrar algo de positivo”: acho que isso tem muito a ver com a trajetória do pequeno “Silvô” (sabiam que com esse codinome, foi uma celebridade como mesatenista em Campos do Jordão?). Ele era muito dedicado e eficaz nas coisas que se propunha a fazer, um fato inconteste – sério, concentrado, paciente!
Yoshihiro Iriya, o colega Sílvio, nunca foi chamado de “Velho”… mas tinha poucos meses a menos que o nosso Véio Macedo. E dele, o mesmo denodo, a mesma bravura! O sonho de ser médico materializou-se graças a essas qualidades.
Sua história de vida, sintetizada com doçura e graça pela filhinha Salete Akemi, ficará perenemente neste site para ser louvada por todos que a lerem. Quero enfatizar um determinado instante de sua biografia, onde uma atitude sua, o caracteriza como UM NOTÁVEL: quando todos debandaram do Nove de Julho, atraídos pelo Di Genio e pela sua ambição, quando da criação de seu império (Objetivo /UNIP), Yoshihiro se manteve ao lado do Prof Geraldo Camargo de Carvalho – “…ele mostrou mais uma vez, entre tantas que eu tive a oportunidade de testemunhar, a sua LEALDADE, um dos itens do Código do Bushido, que ele fazia questão de praticar, como descendente direto de Samurais” (entre aspas, transcrito de mensagem da Akemi).
Os 7 princípios do Bushidô (Código de Honra dos Samurais)
義 GI – JUSTIÇA
勇 YUU – CORAGEM
仁 JIN – COMPAIXÃO
礼 REI – RESPEITO
诚 MAKOTO – HONESTIDADE
名誉 MEIYO – HONRA
忠 CHUU – LEALDADE
Yoshishiro foi um vencedor na luta por um lugar ao sol. Sua história de vida é comovente, um exemplo para muitos jovens. Para nós outros, da 52ª. é uma honra tê-lo tido como colega. Nossos pensamentos elevados, dirigidos a ele, não serão somente aqueles que fizemos no dia indicado por sua dedicada e simpática filha Akemi, mas Yoshiriro estará sempre em nossas preces ao Alto.. Ele certamente estará entre os bons no além
Muito comovente sua homenagem a seu pai. Fui testemunha de sua dedicação incansável a ele, durante todo o período de sua doença. Que ele siga o caminho, levando consigo todo o amor que a filha querida lhe devota.
Saber da parceria do nosso querido “Silvio” com o Professor Geraldo Camargo de Carvalho- dono do Cursinho 9 de Julho – que viabilizou a tenacidade, perseverança e competência do Yoshihiko Iriya a ser nosso colega na 52a Turma da FMUSP, só enaltece o Professor recentemente falecido. Mesmo porque, inúmeros colegas foram alunos do Cursinho e aprenderam muita Química com ele! R.I.P. Professor Geraldo e Yoshihiro Iriya!