sexta-feira, maio 24

Inesquecível, Plinio – por Eduardo Berger

0
220

Entre os múltiplos contatos que venho tendo com familiares dos colegas que perdemos, quero destacar aqui o que tive com a Silvia Toledo, viúva do saudoso Luiz Plinio, grande amigo e colega, MEU PARCEIRO no SHOW e no VOLEIBOL da MED.

ALGUNS DESTAQUES DA BIOGRAFIA DESSE NOTÁVEL MEMBRO DE 52ª TURMA

Fundou com alguns colegas o Hospital Assunção e o presidiu-o por 37 anos

Abril de 2015: incluído entre os cem mais influentes na Saúde

Foi fundador e presidente da Organização Nacional de Acreditação – ONA e vice-presidente da Federação Brasileira de Hospitais – FBH.

Pioneiro na luta pela qualidade da saúde no Brasil, ele foi convocado pela Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS para discutir o primeiro manual de acreditação elaborado no país. Entre 1991 e 1998 foram muitas as discussões, incursões e iniciativas até chegar ao Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, lançado em 1998.

O documento foi a base para o desenvolvimento da primeira certificação brasileira de qualidade em saúde, testada e difundida em todo o país e, atualmente, reconhecida internacionalmente. A Organização Nacional de Acreditação, desde sua fundação, foi presidida pelo nosso Plínio, que no cargo ajudou a difundir a cultura de segurança do paciente entre instituições públicas e privadas nacionais.

Em 30 de junho de 2015  deixou-nos. Que descanse em paz,

Leave a reply