A história vivida no porão da Faculdade, nos esportes; Mac-Med, Med-Ita, Pauli-Med, na política, Show Medicina, a fantástica viagem à Europa, Bandeira Científica, viagens, Ja-Ju, Cai-Cap, os “causos”, etc, já foram relatados no corpo do livro de memórias. Pouco se sabe no entanto, destes 50 anos comemorados no nosso Jubileu.
Este relato tem a finalidade de sem qualquer pretensão pessoal, descrever sucintamente a vida que ora temos o privilégio de comemorar e que talvez os mais próximos do convívio já conheçam
Natural de Barretos SP, 3º filho dos cinco do Seu Evaristo e Dona Madalena. Casado com a Silvinha há 46 anos, moramos em Jundiaí. São nossos filhos o Marcelo e a Kiki, casada com o Rodrigo. A Giulia e o Rafa são os netos.
Após a residência de cirurgia no HC, contratado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí trabalhei 43 anos na Instituição, ocupando cargos acadêmicos e diretivos. Em 2015, ao completar 70 anos, fui aposentado compulsoriamente como Professor Titular de Cirurgia Geral. Fiz Mestrado no IBEPEGE SP e Doutorado em cirurgia na FMUSP, com teses experimentais relacionadas à cirurgia esofágica.
Entre 1984 e 1997 fui Professor Doutor de Técnica Cirúrgica da FMUSP onde por 2 mandatos fui membro da Egrégia Congregação.
Atividades acadêmicas, institucionais, associativas, comunitárias e realizações profissionais durante toda a carreira médica e acadêmica:
- Implantação e direção do PS Municipal de Jundiaí em 1972. Atualmente ele atende um aglomerado de 1.000.000 de habitantes.
- Idealização e execução do modelo de atendimento ao ferido na Via Anhaguera, em parceria com policiais rodoviários previamente treinados; projeto precursor do “Resgate Rodoviário e SAMU”, em 1973.
- “Troféu Curinga” em 1982 como personalidade médica de Jundiaí.
- Título de “Cidadão Jundiaiense” em 1986.
- “Prêmio Desenvolvimento da FMJ” em 1995.
- Implantação e Direção do Centro de Treinamento em Cirurgia Laparoscópica da FMJ, em 1991, que ensinou mais de 300 cirurgiões, inclusive titulares de cirurgia da FMUSP na ocasião.
- Membro da APM, Colégio Brasileiro de Cirurgiões e FELAC – Federação Latino Americana de Cirurgiões.
- Tesoureiro do Capítulo de São Paulo do CBC por dois mandatos.
- Mestre da Regional Jundiaí do CBC em 2005.
- Secretário Adjunto da Federação Latino Americana de Cirurgia em 1995/1997.
- Condecorado pela Sociedade Cubana de Cirurgia em 1999, pelos relevantes serviços prestados à cirurgia cubana, onde estive quatro vezes.
- Cirurgião Emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões em 2012.
- Professor Emérito de Cirurgia Geral da Faculdade de Medicina de Jundiaí em 2015.
- Frequência a Congressos de Cirurgia praticamente em toda a América Latina e diversas vezes ao American Congress of Surgeons, nos USA.
- Participação na formação de 4.000 médicos entre a FMJ e a FMUSP e centenas de residentes de cirurgia geral. Co-autor de quatro livros de cirurgia, inúmeros trabalhos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Examinador de inúmeras teses de Mestrado e Doutorado em Cirurgia.
- Durante todos estes anos, exercício da medicina liberal e previdenciária e em São Pulo, membro da equipe do Prof. Eugênio Ferreira.
Hoje, totalmente aposentado e feliz, não exerço nenhuma atividade profissional. Pratiquei a Medicina com dedicação integral. Se tivesse que fazer novamente, faria com a mesma dedicação e amor.
Confesso também o amor e gratidão à 52a Turma e espero desfrutar deste convívio fraterno até quando DEUS permitir.
=====================================================================================================================================
NOTA DO EDITOR
A brilhante carreira acadêmica e profissional do Dr Roberto Anania de Paula dispensa maiores comentários.
O relato que ele faz nesta postagem fala por si mesmo, dando a dimensão do enorme orgulho que a 52ª turma tem dele!
Falar do Anania, sem falar de suas façanhas desportivas, é impossível! Foi um super poli-atleta quando jovem!
5 comments
Leave a reply Cancelar resposta
-
DOCE PAVOR, DOMINGOS LALAINA JUNIOR
29 de agosto de 2018 -
O TROTE RECEBIDO… INESQUECÍVEL! Eduardo Berger
17 de março de 2018 -
SANTO REMÉDIO por BONNO VAN BELLEN
4 de novembro de 2019
GRATIDÃO NIPÔNICA X NEGÓCIO BOM… MAS SUSPEITO por Flavio Soares de Camargo
7 de agosto de 2024Boanerges de Souza Massa, o “RETORNO” – por Eduardo Berger
24 de janeiro de 2024
Berger , Pereira, Ananias , parabéns pelo trabalho desenvolvido durante suas vidas ! Atingiram jovens em formação que são e serão , o futuro deste lindo amado e terrivelmente mal governado pais..
Seus alunos tiveram acesso ao aprendizado técnico mas mais que tudo , receberam de vocês conceitos de ética e conduta social necessárias ao desenvolvimento do Brasil !
Parabéns
Professor Doutor Roberto Anania de Paula, Emérito – que bom poder chamá-lo de “Parceiro”!
Sabidamente, você é um exemplo de dedicação ao trabalho, ao ensino e à pesquisa. Um exemplo de vida, um orgulho para a nossa 52ª . Um privilégio contar com sua amizade!
PARABÉNS ANANIA PELA BELÍSSIMA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL.
ORGULHO DE NOSSA TURMA, COMO TANTOS.
UM GRANDE ABRAÇO.
Anania, sua trajetória brilhante de vida médica com todos suas conquistas foram a custa de muito suor e honestidade profissional . Valeu a pena !
Parabéns Anania, você fez uma carreira brilhante, obteve uma grande quantidade de títulos. Isso é raro.
Minha filha Christina foi sua aluna.