sexta-feira, fevereiro 23

ROBERTO ANANIA DE PAULA, o “Ananias”, por ele mesmo

5
414

A história vivida no porão da Faculdade, nos esportes; Mac-Med, Med-Ita, Pauli-Med, na política, Show Medicina, a fantástica viagem à Europa, Bandeira Científica, viagens, Ja-Ju, Cai-Cap, os “causos”, etc, já foram relatados no corpo do livro de memórias. Pouco se sabe no entanto, destes 50 anos comemorados no nosso Jubileu.

Este relato tem a finalidade de sem qualquer pretensão pessoal, descrever sucintamente a vida que ora temos o privilégio de comemorar e que talvez os mais próximos do convívio já conheçam

Natural de Barretos SP, 3º filho dos cinco do Seu Evaristo e Dona Madalena.  Casado com a Silvinha há 46 anos,    moramos em Jundiaí. São nossos filhos o Marcelo e a Kiki, casada com o Rodrigo. A Giulia e o Rafa são os netos.

Após a residência de cirurgia no HC, contratado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí trabalhei 43 anos na Instituição, ocupando cargos acadêmicos e diretivos. Em 2015, ao completar 70 anos, fui aposentado compulsoriamente como Professor Titular de Cirurgia Geral. Fiz Mestrado no IBEPEGE SP e Doutorado em cirurgia na FMUSP, com teses experimentais relacionadas à cirurgia esofágica.

Entre 1984 e 1997 fui Professor Doutor de Técnica Cirúrgica da FMUSP onde por 2 mandatos fui membro da Egrégia Congregação.

Atividades acadêmicas, institucionais, associativas, comunitárias e realizações profissionais durante toda a carreira médica e acadêmica:

  • Implantação e direção do PS Municipal de Jundiaí em 1972. Atualmente ele atende um aglomerado de 1.000.000 de habitantes.
  • Idealização e execução do modelo de atendimento ao ferido na Via Anhaguera, em parceria com policiais rodoviários previamente treinados; projeto precursor do “Resgate Rodoviário e SAMU”, em 1973.
  • “Troféu Curinga” em 1982 como personalidade médica de Jundiaí.
  • Título de “Cidadão Jundiaiense” em 1986.
  • “Prêmio Desenvolvimento da FMJ” em 1995.
  • Implantação e Direção do Centro de Treinamento em Cirurgia Laparoscópica da FMJ, em 1991, que ensinou mais de 300 cirurgiões, inclusive titulares de cirurgia da FMUSP na ocasião.
  • Membro da APM, Colégio Brasileiro de Cirurgiões e FELAC – Federação Latino Americana de Cirurgiões.
  • Tesoureiro do Capítulo de São Paulo do CBC por dois mandatos.
  • Mestre da Regional Jundiaí do CBC em 2005.
  • Secretário Adjunto da Federação Latino Americana de Cirurgia em 1995/1997.
  • Condecorado pela Sociedade Cubana de Cirurgia em 1999, pelos relevantes serviços prestados à cirurgia cubana, onde estive quatro vezes.
  • Cirurgião Emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões em 2012.
  • Professor Emérito de Cirurgia Geral da Faculdade de Medicina de Jundiaí em 2015.
  • Frequência a Congressos de Cirurgia praticamente em toda a América Latina e diversas vezes ao American Congress of Surgeons, nos USA.
  • Participação na formação de 4.000 médicos entre a FMJ e a FMUSP e centenas de residentes de cirurgia geral. Co-autor de quatro livros de cirurgia, inúmeros trabalhos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Examinador de inúmeras teses de Mestrado e Doutorado em Cirurgia.
  • Durante todos estes anos, exercício da medicina liberal e previdenciária e em São Pulo, membro da equipe do Prof. Eugênio Ferreira.

Hoje, totalmente aposentado e feliz, não exerço nenhuma atividade profissional. Pratiquei a Medicina com dedicação integral. Se tivesse que fazer novamente, faria com a mesma dedicação e amor.

Confesso também o amor e gratidão à 52a Turma e espero desfrutar deste convívio fraterno até quando DEUS permitir.

=====================================================================================================================================

NOTA DO EDITOR

A brilhante carreira acadêmica e profissional do Dr Roberto Anania de Paula dispensa maiores comentários.

O relato que ele faz nesta postagem fala por si mesmo, dando a dimensão do enorme orgulho que a 52ª turma tem dele!

Falar do Anania, sem falar de suas façanhas desportivas, é impossível! Foi um  super poli-atleta quando jovem!

 

5 comments

  1. Flávio Soares de 4 agosto, 2019 at 09:02 Responder

    Berger , Pereira, Ananias , parabéns pelo trabalho desenvolvido durante suas vidas ! Atingiram jovens em formação que são e serão , o futuro deste lindo amado e terrivelmente mal governado pais..
    Seus alunos tiveram acesso ao aprendizado técnico mas mais que tudo , receberam de vocês conceitos de ética e conduta social necessárias ao desenvolvimento do Brasil !
    Parabéns

  2. Eduardo Berger 5 agosto, 2019 at 08:31 Responder

    Professor Doutor Roberto Anania de Paula, Emérito – que bom poder chamá-lo de “Parceiro”!
    Sabidamente, você é um exemplo de dedicação ao trabalho, ao ensino e à pesquisa. Um exemplo de vida, um orgulho para a nossa 52ª . Um privilégio contar com sua amizade!

  3. MÁRIO EGASHIRA 5 agosto, 2019 at 13:18 Responder

    PARABÉNS ANANIA PELA BELÍSSIMA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL.
    ORGULHO DE NOSSA TURMA, COMO TANTOS.
    UM GRANDE ABRAÇO.

  4. Reinaldo Borgiani 5 agosto, 2019 at 19:00 Responder

    Anania, sua trajetória brilhante de vida médica com todos suas conquistas foram a custa de muito suor e honestidade profissional . Valeu a pena !

  5. Antônio A.M. Costa 24 julho, 2022 at 12:19 Responder

    Parabéns Anania, você fez uma carreira brilhante, obteve uma grande quantidade de títulos. Isso é raro.
    Minha filha Christina foi sua aluna.

Leave a reply