terça-feira, junho 25

ATLÉTICA E OS NOVOS COLEGAS, Egídio Correia da Costa Arruda

1
153

A relíquia aqui postada, escrita pelo Egidio, está na edição de 24/02/1966, do jornal do CAOC

“Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz, ou simplesmente Atlética, é a entidade coordenadora do esporte na FMUSP; esporte no sentido competição e no sentido recreação, formação. A razão de sua existência, de fazer parte de cada um de nós, está relacionada à necessidade de médico e estudante buscarem momentos de repouso, não só para o corpo como também para o espírito, necessidade essa que se torna indispensável ao considerarmos o curso médico, o mais traumatizante de todos os cursos de grau universitário. Mas o que dissemos parece abstrato e incompleto, pois nessa cidade que cresce assustadoramente e onde o problema do espaço já se alastrou aos bairros, como encontrar um local para recreação e esporte que abolisse o fator distância em razão da exiguidade de tempo? E são exatamente essas algumas condições que oferecem a praça de esportes da AAAOC, pois, entre outras, é a mais bem equipada de toda São Paulo.

Para os primeiranistas, a Atlética tem a finalidade de integrá-los ao ambiente universitário por meio do esporte, pois todos terão oportunidades de demonstrar suas qualidades atléticas. Os de vocação para o esporte defenderão as cores da Faculdade, enquanto que os demais freqüentarão a praça de esportes, prestarão serviços à Atlética, torcerão pelo seu novo time, mas todos procurando constituir uma classe coesa e forte para superar os obstáculos que por certo surgirão.

A AAAOC, que traz no seu uniforme o tradicional MED, disputa anualmente as seguintes competições poliesportivas: MED-ITA, contra o ITA de São José dos Campos, cidade que em 1966 nos caberá visitar; PAULI-MED, contra a Paulista de Medicina, competição que ano a ano ganha mais projeção; MED-MED, contra a Medicina de Ribeirão Preto, que esse ano em sua segunda realização terá por palco nossa praça de esportes; MAC-MED, contra Engenharia Mackenzie, a mais tradicional competição esportiva universitária da América do Sul.

E é dessa maneira que nós da Atlética nos apresentamos aos novos colegas, esperando que durante o curso constatem o valor de nossos objetivos, quais sejam compreensão e união”.

1 comment

  1. admin 22 março, 2018 at 22:44 Responder

    Egídio, você escreveu esta “pérola” há mais de 50 anos. Deve ter outros artigos escritos na ocasião e, provavelmente, muitos para escrever ainda, sobretudo da importância do esporte no binômio 52aTURMA/FMUSP, do qual Vc foi e é o nosso grande líder e Presidente da AAAOC. (Roberto Anania de Paula – 2017)

Leave a reply