quarta-feira, fevereiro 28

PSC DO HC, “SALVA VIDAS”, Flavio Soares de Camargo

3
313

Plantão de PSC, eu na portaria – O Fellow, seguramente, em um outro lugar qualquer…

Chega um gigantesco calouro carregando nas costas um veterano cianótico, desmaiado, praticamente em parada cardíaca, com a história de que eles estavam fazendo “sprint” na pista da atlética, quando o veterano deu um grito e foi parando, dizendo que tinha tido uma dor forte nas costas. Foi ficando dispneico e roxo. E o calourão trouxe-o para o PS.

História típica de pneumotórax espontâneo, percussão do tórax confirmando, sem exames, sem nada! Meti um dreno de petzer, com uma bisturizada no segundo espaço intercostal, sem anestesia, sem luva, a dois dedos da margem esquerda do externo. Entubado, massagem cardíaca, e lá estava respirando novamente o João Eliezer Ferri de Barros, presidente da Atlética!!

Acho que hoje, com necessidade de RX, tomografia, centro cirúrgico, ele não teria se formado! E se um assistente ou o Fellow estivessem por perto, exigiriam o raio x prévio?

Epílogo:
Personagens da história:
1. O “calouro”, Nelson de Luccia (58ª turma), é titular de cirurgia vascular e casado com minha cunhada.
2. O “quase falecido”, João Eliezer Feri de Barros Ferri (55ª turma), está em São José dos Campos e é o neurologista da minha esposa.

3 comments

  1. Flávio Soares de Camargo 19 julho, 2022 at 19:38 Responder

    Passaram-se os anos, eu tomando café da manhã com a Marcia em nossa casa, ela de repente começa a ter uma rinorreia sem razão aparente.
    Procurei um ORL, pedido uma radiografia de seios nasais, e eis que o diagnóstico era uma hipertensão craniana. Ressonância magnética mostrou um cisto aracnóide fistulizado para o seio frontal. Procurei o Ferri, indicado cirurgia, e o Edson Nakagawa (FMUSP 74a), e Gilberto Nakagawa fizeram a cirurgia em São José dos Campos com excelente resultado.
    Na hora do agradecimento, fui ao consultório deles, pois trabalhavam juntos, e na hora do muito obrigado, o Ferri tirou a camisa e mostrou a cicatriz da minha bisturizada no peito e me disse: “Estamos quites”, gargalhada geral!
    Atualmente o Ferri está com inicio de uma demência senil (Alzheimer?)

Leave a reply