quarta-feira, fevereiro 28

O humor do Professor Alfonso Bovero, por Eduardo R Verani

0
37

O Prof. Alfonso Bovero, Professor Catedrático de Anatomia da nossa “ Casa de Arnaldo”, de 1914 a 1936, convidado que fora pelo Dr Arnaldo para a Cátedra de Anatomia, era, além de professor brilhante, extremamente espirituoso.

Desde a fundação da Faculdade (a primeira turma é de 1918), a presença de mulheres era uma raridade. Conta-se que numa prova oral de Anatomia, o Prof. Bovero arguia uma aluna, ante a expectativa curiosa dos demais alunos. O tema era “Aparelho genital”. Pergunta então o Professor, qual o órgão sexual que pode aumentar em quarenta vezes seu tamanho. Expectativa geral, alunos dando as conhecidas risadas de gozação, inibiram e até constrangeram a aluna que, atrapalhada e certamente confusa, responde: -“O pênis, Professor”.

Bovero, sério e sarcástico, lhe responde, no seu abrasileirado italiano: -“Perca la speranza, signorina”. Gargalhada geral, o Professor compreendeu a falha, esqueceu a brincadeira, refez a pergunta, e a aluna responde acertadamente: -“Desculpe, Professor, é o útero” – e foi aprovada!

Isso me foi relatado pelo Prof. Gilberto Formigoni, grande Otorrinolaringologista, que foi nosso professor .

Leave a reply